sexta-feira, 11 de abril de 2014

Informativo do Programa Saúde na Escola

No dia 03 de abril, no Salão de Atos da 32ª CRE, realizou-se o  II Encontro de Formação do Programa Saúde da Escola. Estiveram presentes neste dia, Maribel Guterres – Coordenadora Estadual da Saúde na Escola e Enfª Carine Amábile Guimarães – Coordenadora da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde a fim de esclarecer sobre a inserção de dados no SIMEC (Sistema de Monitoramento e Controle), compartilhar dos objetivos, informativos e práticas avaliativas constantes na pactuação junto ao Programa. O público participante da formação foram: Diretores, Coordenadores e Professores de Educação Física das escolas das redes Estadual e Municipal de São Luiz Gonzaga que encontram-se inclusas no PSE.
O PSE  (Programa Saúde na Escola) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Constitui uma política para a integração e articulação intersetorial permanente entre educação e saúde (Art. 3o. Decreto No. 6.286), voltada par   a a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde, realizadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família - UBS/ESF; com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar.
Em nosso município o PSE possui o GTI-M (Grupo de Trabalho Intersetorial – Municipal)  de São Luiz Gonzaga,  composto por Milton Nei Neves do Amaral -  profissional da saúde  e  professoras Fabiana Hansen e Maria Luiza Bortoluzzi – ambas profissionais da educação municipal e estadual a fim de  articular, monitorar, organizar o planejamento e  a execução das atividades  do Programa em parceria com os gestores e professores da rede pública.
O Grupo de trabalho já realizou dois encontros de Formação com a finalidade de sensibilizar e mobilizar ações para promoção e prevenção da saúde, formação das  redes  intersetorial e de apoio. Nos encontros, além da formação teórica, alguns materiais didáticos foram distribuídos para que os coordenadores pedagógicos possam articular estratégias junto aos professores no seus planejamentos. Destacam-se – Jornais didáticos com temas transversais, Tabela para teste de visão (pode ser aplicada pelo professor na verificação de possível diagnóstico de falta de visão) e exemplar da Turma da Mônica “Drogras – uma história que precisa ter fim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário